Discipulador no Altar - Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas.” (Levítico 6:12)

Verdade Central: O que todo líder sério quer é formar discípulos no Altar e para o Altar, verdadeiros adoradores. Formar a personalidade do discipulado no Altar de Deus é uma tarefa árdua, mas prazerosa.

Introdução: No Altar de Deus, só pode subir quem é homem e mulher do Altar. Inclusive, se você ainda não fez, deve participar do Encontro de Levitas. Lá aprenderá sobre fogo santo no Altar, e o que deve e o que não deve estar no Altar.

Nossa responsabilidade no Altar de Deus deve ser muito intensa. Quando Yeshua ministrava, Ele referenciava o Altar. Então, é responsabilidade nossa, como Pastor, líder, discípulos do Altar, zelar pelo Altar da Casa do Senhor. É nosso dever ensinar para os discípulos o respeito, o amor e o cuidado com o Altar.

Não queremos e não podemos criar neuroses nem barreiras que levem a nova geração a se distanciar do Altar de Deus. Mas queremos facilitar caminhos por princípios, para que as pessoas saibam e entendam os motivos pelos quais estão chegando ao Altar do Senhor. Por que devemos subir ao Altar de Deus?

Estava com minha esposa e comentava com ela por onde andam algumas pessoas, e citei o nome de uns e outros. E aí começamos a fazer uma elucubração, algumas observações que compartilharei neste estudo.

Por que estar no Altar?

Pessoas abandonam a Igreja porque são fascinadas pelo “pseudo altar”, que virou palco. Se elas não têm o palco, alegam que não servem para mais nada. O prazer delas não consiste em servir no Altar, mas aparecer no palco.

Elas não servem na Casa do Senhor nem para a Casa do Senhor. Observe como outra função não interessa para elas; elas só querem se for para estar no Altar, aparecendo, estando em evidência.

Sabemos que o real interesse do levita é chegar ao Altar para servir, cuidar e zelar. Só que nenhum levita chega ao Altar sem antes passar por um treinamento específico. E os que não são levitas não se submetem ao tratamento.

O cuidado com quem ministra no Altar

O líder que ama o Altar não coloca leigos para ministrar sobre a sua vida nem sobre a vida das ovelhas. Tenho ensinado, ao longo destes anos, que não é qualquer pessoa que deve e pode colocar a mão sobre a nossa cabeça. Não é qualquer pessoa que tem de orar sobre nós, porque aquele que ora sobre nós é a última autoridade que vale. Quando você submete a sua cabeça para uma pessoa ungir, você se submete àquela autoridade.

No discipulado, antes de você entregar os púlpitos, os 12, as células, as macrocélulas, os Encontros, é preciso, antes, que o líder se submeta ao grande treinamento. As pessoas precisam ser treinadas para, mais tarde, compreenderem o porquê de estarem ocupando um lugar de honra. Quando isso não acontece, quando galgam territórios sem esforço, não dão valor à honra de Deus nem negligenciam o chamado.

Você que é Pastor, líder de excelência, que tem um rebanho confiado em suas mãos através do líder que está sobre sua vida, deve sempre lembrar a você mesmo duas coisas: 1. Que você é chamado por Deus para estar em um lugar de honra. 2. Que um homem de Deus deve ser treinado para estar no Altar do Senhor.

O Altar, que pode ser representado através da vida dos 12, das células, dos discípulos e de centenas e milhares de pessoas que se submetem para ouvir, porque acreditam que aquele que ministra pode ser usado para lhes passar uma palavra de vida, é santo, santificado ao Senhor.

O Altar é o lugar de formação da personalidade, de ajudar a formar a personalidade. É no Altar, no púlpito, que as vidas receberão ministrações que as ajudarão, trarão doutrina e orientação. Por isso, o Altar de Deus precisa ter líderes com autoridade e responsabilidade.

O Altar é consagrado, você é consagrado ao Senhor

Em uma de minhas viagens ao Egito, visitamos um palácio do século XVI. Quando chegamos lá, um Pastor correu para sentar na cadeira de um rei do século XVI. Ele pulou a corrente, pegou o cetro e fez uma pose para a esposa bater a foto. Ali mesmo ele foi retido. Disseram que aquele lugar é sagrado para rei; não é para plebeu.

Lembro-me de que disseram ainda que ninguém estava autorizado para subir no altar do rei. Naquele dia, eu concluí que realmente no Altar do Rei Jesus não pode subir pessoas desautorizadas ou despreparadas.

Pare um pouco e reflita: Quem o chamou para subir no Altar do Rei? Quem o referenda para subir no Altar do Rei? Em nome de quem você vai liberar palavras, chamar à existência bênçãos e ministrar na vida das pessoas? É muito importante você estar ciente do que está fazendo, no nome de quem está fazendo e para quem está fazendo.

Hoje, em meio a tantos cursos e tecnologia à nossa disposição, está fácil ser um orador eloquente. O próprio Instituto Educacional Teológico ensina os seminaristas como ministrar, pregar a Palavra de Deus. Isso é fácil. Agora, quem o autorizou a subir no Altar de Deus? Com que autorização você ministra sobre as vidas e qual tem sido o seu cuidado por elas?

Estar no Altar de Deus liderando vidas deve ser algo que nos causa temor, respeito, reverência cada vez mais ao Senhor e à Sua Palavra. Precisamos aprender a respeitar o Altar do Senhor e a entender que, a partir dele, formamos muitas vidas. Quando não há esse entendimento, tudo vira um caos, porque as pessoas não sabem fazer a diferença do que é sagrado e profano.

Jesus disse que o zelo pela Casa do Pai O consumia. Hoje, muitas vezes, parece que as pessoas já não têm mais nenhum tipo de temor pela Casa do Senhor. Onde está o zelo pela Casa do Senhor, pelo Altar do Senhor? Algumas regras precisam ser rígidas, não importa se incomodará alguns que não têm seriedade ou maturidade para entender.

O Altar do Senhor é um lugar sagrado, precisa ter critérios de acesso. Quando alguém subia no Altar e não estava dentro dos critérios, o levita bradava que havia fogo estranho no Altar. Não era outro fogo, eram pessoas que não eram bem-vindas. Então, não é de bom alvitre que deixemos no Altar do Senhor qualquer pessoa subir, ministrar, orar.

 

Continua...