Conhecendo os Princípios da Vitória - Parte 1

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus” (Ap 2:6 -7)

Verdade Central: Sabemos que muitos questionamentos vêm à nossa mente acerca da nossa vida quando não vencemos. Muitas vezes nos perguntamos: E quando eu não venço, e quando eu não consigo, e quando as portas se fecham, o que aconteceu?

Introdução: Nem sempre, por se perder uma batalha, perde-se uma guerra. Vemos que Israel foi vitorioso em suas guerras, mas perdeu algumas batalhas. O que não podemos admitir é que não aprendamos com os nossos erros e insistamos em estratégias que não funcionam.

 

Nós somos vocacionados para vencer, para conquistar a vitória, porém não estamos isentos das batalhas e das guerras que surgirão para forjarem o nosso caráter. “Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo” (II Tm 2: 3-7).

Um homem que quer ser alguém na vida não poderá jamais deixar de lutar, pois só os corajosos conquistam seus objetivos. Satanás, o arquiadversário de Deus, estará armando ciladas para nos derrubar, e, se nós não estivermos preparados, perderemos não só a batalha, porém, o mais traumático, a guerra. “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.” (I Pe 5:8)

Porém existe uma promessa bíblica: “Não temas; eu sou o primeiro e o último.” (Ap 1:17). A expressão não temas significa: não tenha medo. O medo é o maior adversário da fé. Quando estamos com medo, anulamos a fé e a possibilidade de conquista. A ordem divina é: Não temas!

Estamos vendo como cada realidade se aplica à questão da tomada de territórios, e como Deus tem nos honrado nisto. Você sabe que a sua posição no Reino de Deus é a de vitorioso, e o seu nome no mundo espiritual é vencedor. A chamada é para vencer. O livro de Apocalipse traz inúmeras promessas “ao que vencer...”.

Deus Se alegra com os que desenvolvem a valentia espiritual, não se acovardam em meio ao caminho e fazem dos momentos difíceis uma oportunidade para vencer o inimigo. Isto porque Deus mesmo nos deu espírito de ousadia. “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (II Tm 1:7)

A nossa solução – Jesus – é maior que o problema. A nossa atitude diante da adversidade é que fará o problema grande ou pequeno, pois ele não é, em si mesmo, a maior dificuldade a ser enfrentada. Na verdade, o problema não é o problema em si, é como agimos diante dele. Se você crê que a solução é maior que qualquer investida do inimigo, então nada o intimidará.

Você tem uma promessa de Deus e não deverá esquecê-la jamais: “Procura lembrar-me; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que te possas justificar!” (Is 43:26). Tome essa palavra e se alimente dessa promessa.

Deus tem algo para quem vencer e você é um vencedor! A melhor notícia que temos em meio à nossa guerra é que lutamos contra um inimigo derrotado. “E, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz” (Cl 2:15)

Jesus já conquistou, na Cruz do Calvário, a nossa vitória sobre as trevas, porém existe uma insistência crônica por parte do inimigo em tentar nos arrefecer em meio ao processo de conquista. Porém, devemos saber que o nosso referencial de vitória é maior que qualquer investida do diabo.

Quando lemos os textos de Apocalipse capítulos 2 e 3, lembramos da promessa que o Senhor tem nos dado e de como devemos lutar para alcançá-la. Não existem caminhos fáceis, por isso devemos trilhá-los passo a passo para não sermos apanhados de surpresa.

O nosso maior problema é que, muitas vezes, queremos começar por onde outros estão terminando. Deus não quer que vivamos segundo as experiências de terceiros. Cada um, respaldado na Palavra, deverá ter a sua própria experiência com o Pai. Deus Se alegra em falar com os Seus filhos. “Eu amo aos que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.” (Pv 8:17). “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jr 29:13)

Deus nos dá a receita da vitória, pois cada um tem o direito de derrubar o gigante. Os Golias nos cercam por todos os lados, mas nem por isso nos intimidaremos. Lutemos! Existem promessas que se referem “ao que vencer”. E todas elas são relacionadas com a luta do cotidiano que se transforma numa batalha espiritual. Sabe por quê? Porque tudo no reino físico tem sua base no espiritual; tudo que temos no natural tem sua origem no sobrenatural; toda verdade do reino físico é um paralelo no reino espiritual. O mundo espiritual é a origem de todas as coisas que estão plantadas no reino físico.

 

“Ao que vencer...”

Essa chamada é condicional e nos dá alternativa de vencer ou não. Mas, o valente de Deus escolhe a alternativa correta que se tornará única na sua vida: vencer. Tudo está preparado para a vitória, pois Deus é quem equipa os seus valentes.

Você me perguntaria: E quando não vencemos alguma batalha, significa que perdemos a guerra e a chamada bíblica para a vitória não se cumpriu? Claro que não! Nem sempre o fato de perdermos uma batalha significa que a próxima experiência é perder a guerra.

Sabe por que algumas vezes perdemos uma batalha? Porque não utilizamos as armas da maneira correta e nos desviamos das estratégias de Deus. Quando andamos pela nossa própria estratégia, fazendo a nossa própria vontade, achando que já sabemos tudo, ficamos soberbos, caminhamos pelo nosso próprio caminho e destinamo-nos à queda. “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda” (Pv. 16:18). Devemos depender sempre de Deus.

A ordem para o valente de Deus é: Vença! “Feliz o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg. 1:12). As promessas de Deus são para o valente, corajoso, guerreiro, homem adestrado, equipado para a guerra e vitorioso; para o covarde, há punição. São dois princípios que não podem ser quebrados. O Senhor mostra princípios básicos para o vencedor e dá pistas elementares para que o sucesso seja alcançado.

Para que esses princípios se apliquem, a Bíblia fala da atenção ao que o Espírito diz. A Palavra nos ministra que quem tem ouvidos, ouça. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus” (Ap 2:7). Isto implica em obediência. Ouvir e obedecer quer dizer a mesma coisa no contexto bíblico. “Se quiserdes e me ouvirdes, então comereis o melhor dessa terra.” (Is 1:19). “Quem há entre vós que a isso dará ouvidos? que atenderá e ouvirá doravante?” (Is 42:23). “Ouvi agora isto, ó povo insensato e sem entendimento, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis.” (Jr 5:21)

No contexto bíblico e no ensino da sabedoria humana, o ouvir corresponde ao obedecer. Quantas vezes ouvimos expressões como: “Quem não ouve: cuidado!, ouve: coitado!”. “Se ele tivesse me ouvido, não teria acontecido isso”. “Menino, me ouça!”. “Eu tenho falado com o meu marido, mas ele não me ouve!”, etc. Porém, a Bíblia diz: “Quem tem ouvidos, ouça!” Isto quer dizer: quem ouvir, obedeça.

Na semana que vem, estudaremos os princípios que nos farão, como filhos de Deus, andar em vitória.