Maturidade, nossa chamada para este tempo

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1:3)

Verdade Central: Estamos vivendo dias difíceis, dias nos quais os valores têm sido deturpados. Por que isso está acontecendo? Com certeza, não é uma coincidência. Precisamos aprender a fazer leituras no espírito, na alma e no corpo, pois tudo em nossa vida se torna um livro escrito. As nossas ações tornam-se um livro escrito que todos leem. Em meio a tantas situações adversas, feliz é aquele que sabe ler as palavras da profecia, a Bíblia, e viver por elas. Esse homem recebe espírito de sabedoria e alcança maturidade.

Introdução: É interessante ver que o livro de Apocalipse começa afirmando que feliz é o homem que lê (Apocalipse 1:3). Nos dias atuais, precisamos nos apegar à Palavra, pois necessitamos de sabedoria para vencer os dias maus. A Bíblia nos instrui que aquele que sente falta de sabedoria deve pedir a Deus, que a todos dá liberalmente e não lança em rosto (Tiago 1:5). Sabedoria faz parte da essência do caráter de Deus que deve ser destilado em nossa vida. Então, nós precisamos ter sabedoria para ler tudo que nos é apresentado.

 

A experiência gera sabedoria

Deus nos dá a sabedoria de acordo com as experiências de vida e com o aprendizado. Conquistamos sabedoria por escala, de acordo com nossas experiências. Toda provação que você passa não é uma punição de Deus para sua vida, mas uma estratégia dos Céus para fazer de você alguém mais conquistador.

Deus usa as experiências para nos amadurecer e nos encher de sabedoria, quando nos dispomos a aprender com nossos erros e acertos. A provação não vem para qualquer pessoa, apenas para quem é nascido de novo. A Bíblia diz em Tiago 1:12 que bem-aventurado é o homem que sofre a provação, porque quando ele for aprovado, receberá a coroa da vida. Então, perceba que não há uma alternativa de derrota. Há uma afirmação de vitória: aquele que é provado será aprovado e receberá a coroa da vida. A coroa da sua vitória já está preparada pela mão do próprio Deus.

Passar por obstáculos para alcançar o alvo não é punição de Deus, é a maneira como Deus está forjando seu caráter de liderança. Todo homem que passa por provação é bem-aventurado. Jesus nos ensina em Mateus 5:11-12: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.”

Não há unção profética sem perseguição. Não há ministério de êxito sem provação. Não há sucesso e conquista se não houver uma relevante guerra. Todos nós já passamos, em algum momento das nossas vidas, por uma relevante guerra e ainda enfrentaremos outras. Mas não tenha medo. Não há outro destino para você a não ser a vitória. Você está acumulando experiências de vitórias e certamente será aprovado!

 

Sabedoria e maturidade, característica dos filhos de Deus

A sabedoria é casada com a maturidade. É quase impossível encontrar uma pessoa sábia que seja imatura, pois não há como casar sabedoria com imaturidade. Ou você é imaturo, ou é maduro. Se você é maduro, tem tudo para ser sábio, porque a sabedoria não reside na imaturidade.

Isaías 11:2 nos revela a atuação do Espírito do Senhor sobre a Terra. “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” Você deseja o espírito de sabedoria sobre a sua vida? Essa atuação é regida pela sabedoria, pela maturidade. Então, a sabedoria é casada com a maturidade, e a maturidade com a experiência. Não há ninguém sábio e maduro que não tenha em seu histórico a experiência.

A experiência elimina os riscos. As pessoas experientes não andam em áreas de riscos, não andam por rotas suspeitas, porque são inteligentes, sábias, maduras, já conhecem o caminho das pedras. Nessa experiência, economizam tempo.

Observe que, normalmente, quando somos mais novos e não temos sabedoria, agimos como neófitos em muitas áreas. Isso acontece porque ainda somos inexperientes. Quando alcançamos experiência, conquistamos mais. Isso é tão verdade, que a Bíblia nos adverte que os mais novos devem aprender com os mais velhos e respeitá-los pela experiência de vida, ou seja, pela maturidade e sabedoria.

No século em que vivemos, englobado muitas vezes por um conflito de geração entre pais e filhos, ter sabedoria e maturidade é um prêmio dos Céus. Isso porque ainda que as gerações se transformem, os princípios de Deus são eternos, imutáveis e devem pautar a nossa vida.

Infelizmente, temos visto que muitas famílias, por não estarem firmadas nesses princípios do Reino, estão sendo engolidas pelo secularismo e pelas propostas do mundo como se tudo fosse normal. É nesse momento que a família deve lembrar que os princípios divinos não mudam jamais e que Deus nos instrui a buscarmos conselho naqueles que são experientes. Precisamos de sabedoria e maturidade para remir o tempo, porque os dias são maus.

Onde há conselho, a sabedoria se manifesta (Provérbios 12:15; 15:22; 24:6). Deus tem mostrado que a sabedoria, casada com a maturidade, evita meninices e carnalidades. Deus nos dá a maturidade para isso: para discernirmos entre o bem e o mal, pois o discernimento nos afasta dos lugares suspeitos e do espírito de engano.

A Igreja de Cristo precisa viver pautada na maturidade, tendo uma vida de sabedoria no espírito, na alma e no corpo, para lutar contra as propostas do mundo atual e evitar que males entrem nas casas e assolem a família. Necessitamos de maturidade e sabedoria para ter discernimento do que devemos ou não fazer.

Em um mundo que jaz no maligno, a nossa chamada é de maturidade. Maturidade, o Decreto do Eterno para um Avivamento Legítimo, não é apenas o tema para 2013, mas uma chamada de Deus para a nossa vida, pela qual devemos viver e ensinar a outros que vivam por ela também. Aí, sim, entraremos no nível de conquista que Deus tem preparado para nós.

Que Deus abençoe a sua vida e guarde a sua família dos valores pervertidos que o mundo tem tentado apresentar como normais. Busque sabedoria, aprenda com as suas experiências de vida e as de outros, e alcance a maturidade.