Busque a sua cura

on . Posted in Estudos para os 12

Texto: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2:5-11)

Verdade Central: Como líderes, precisamos buscar a nossa cura, até vermos o milagre se manifestar. Jesus, nosso Líder exemplo, conquistou a cura que precisamos na Cruz do Calvário.

Introdução: Talvez você cresceu ouvindo muitas palavras negativas e isso, com certeza, foi prejudicial à sua vida. Afinal, a alma não foi criada por Deus para torturas nem abusos, mas para receber vida e direção. Uma pessoa cheia de feridas na alma não pode alcançar bons resultados.

Deus quer arrancar da nossa alma a tortura; Ele quer trazer renovação e vivificação para o Corpo. Submeta-se a essa cura, porque feridas da alma não se curam com o tempo, elas envelhecem, e se transformam em doenças que matam as pessoas.

Buscar a cura até alcançá-la

A Bíblia nos apresenta como é possível buscar essa cura, de forma a alcançá-la. Ninguém na Terra teve um pai biológico perfeito, porque ele não existe. Se seu pai ou sua mãe não foram melhores, é porque lhes faltou instrução. Porém, você hoje tem a oportunidade de ser um excelente pai, um excelente filho, porque Deus está lhe dando todas as instruções e uma nova mentalidade.

Muitos filhos carregam na alma marcas violentas de palavras que entraram na alma e demoliram estruturas. Muitos têm lembranças do pai ébrio, neurótico, desequilibrado, espancador, omisso. Porém, não há nada que Deus não possa resolver. Ele pode libertá-lo e curá-lo.

Níveis de cura já foram alcançados na sua vida. Isso é óbvio! Mas, é preciso dar continuidade no processo. Diariamente, necessitamos nos submeter à libertação e à cura, como a Bíblia diz: de degrau em degrau, de glória em glória. Só então a vida de Deus entra em nós e vamos deixando de viver a nossa vida para viver a vida dEle.

Ficar se justificando porque teve pais e familiares que falharam não leva a lugar nenhum. Até porque hoje você tem um Pai perfeito que lhe ama. “Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá.” (Salmos 27:10). “Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.” (Isaías 49:15). Você tem um Pai que não o rejeita. Deus jamais se esquecerá de você!

E se você não consegue ir mais profundo no seu relacionamento com Deus porque foi rejeitado pelo pai biológico, saiba que Deus quer curar essa área da sua vida também. Não foi Deus quem estragou seus pais, foi o pecado. Se as pessoas caminhassem em retidão diante de Deus, não teriam sido destruídas. Deus quer que você seja um líder curado e santo no mesmo nível que Ele é Curado e Santo. Aprenda com Jesus como isso é possível, seguindo 12 pontos, que são:

1. Agir independentemente do que está sentindo e vendo. Você não pode ser almático. Não pode ser dominado por suas emoções, mas pelo Espírito de Deus.

2. Ter uma nova vida, uma vida de transparência. Você precisa ser em todo o tempo e em todo o lugar uma pessoa transparente. Lembrando que transparência não significa ferir as pessoas, agir com grosseria ou ser mal educado, mas ser sincero em amor.

3. Ter o desejo de ser exatamente o que Deus planejou. Você é filho de Deus! Você não é qualquer um, é a escolha do coração do Pai. Isso é uma grande honra que não pode ser desperdiçada.

4. Ter a coragem de se autoesvaziar. Ter menos de si e mais de Deus. Quando as pessoas olharem para você, precisam ver menos do que você é e mais de Deus.

5. Ter a forma de servo. Devemos ter a forma, o jeito, a maneira, a vida de servo. Alguns querem ser senhores sem ser servos e outros querem ser pais sem aprender a ser filhos. É tempo de mudança. É tempo de maturidade.

6. Ter a forma de gente. Você é gente, mas você é santo. Você é ajustado, justificado pelo Senhor. Jamais pode se esquecer dessa verdade. Não queira ser aquilo que você não pode ser. Mas, também, não seja menos do que o Senhor estabeleceu para você enquanto gente.

7. Ter forma de figura humana, mas de alguém restaurado. Algumas pessoas quando se convertem pensam que já não moram mais neste mundo. Isso não é verdade. Você é uma nova criatura, uma pessoa restaurada, mas não virou anjo. Continua sendo gente, tendo forma humana.

8. Ter um coração humilde. Quanto custa ser humilde? Custa deixar de ser arrogante, prepotente, ensimesmado. Deus quer passar a lixa e curá-lo. Para ter um coração humilde, é necessário buscar a Deus. Humildade não é sinônimo de pobreza, é tratamento de alma, é simplicidade de coração. Os orgulhosos não têm herança no Reino de Deus. Muitas pessoas estão na pobreza porque são orgulhosas.

9. Ter uma vida de obediência. A maioria de nós não recebeu noções básicas de obediência. É por isso que possuímos, às vezes, rebeldia no coração. Vida de obediência é abrir mão da própria vida para viver a vida de Deus. Quem não obedece vive de perdas, vive de luto, porque assina o óbito. Em algum âmbito e nível, ocorre a morte, pode ser nas emoções, nos relacionamentos, nas finanças, etc. Todos que desobedecem sofrem as consequências da desobediência, é assim desde que nos entendemos por gente. É melhor obedecer!

10. Ter consciência que Deus o exaltará e não os homens. Você precisa lembrar que a característica de um líder curado é ter a certeza de que a exaltação e a honra vêm de Deus e não dos homens. Não viva em busca de reconhecimento humano.

11. Ter um nome honrado. A Bíblia diz que mais vale o bom nome do que as muitas riquezas (Provérbios 22:1). Isso significa dizer que você, como filho de Deus, deve ter um nome honrado, limpo.

12. Ter uma vida que leva uma geração a confessar Jesus. Só podemos ser plenamente curados se passarmos pelo novo nascimento. Quando Deus fez o homem, soprou sobre ele o fôlego da vida. Quando o homem abriu os olhos, a primeira Pessoa que viu foi o Pai dando a ele autoridade, dizendo que seria um líder que dominaria sobre os animais da Terra.

Depois do pecado, Adão envergonhou-se e se escondeu de Deus. Hoje, todos que nascem não riem, choram, pois a Terra está sujeita ao pecado. Porém, Deus tem a promessa de estancar o nosso choro. Quando nascemos de novo, temos novamente a promessa de vê-lO face a face.

Você precisa aprender o caminho do Trono. Se você conhecer o caminho do Trono, encontrará solução para todas as coisas. Tire a confiança do homem e ponha a confiança em Deus. Não espere a glória humana, pois é Deus quem o honrará.

A sua alma vale muito, e o diabo intenta destruí-la. Mas Deus está levantando líderes de êxito, que buscam a cura e que esperam em Deus e não em homens, que não têm no coração a motivação errada.

A função do diabo é nos traumatizar através de autoridades e pessoas com quem caminhamos. Mas, podemos encontrar em Deus um Pai Amável, Amigo, Perfeito, sem feridas. Nós chegamos diante dEle cheios de feridas e Ele nos cura. Por intermédio de Jesus, podemos ser filhos curados e restaurados. Essa é a chamada que dEle recebemos.