Crescendo com Jesus - Parte 8

10 Outubro 2010
Imprimir

“Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa”. (Salmos 149:3)

Estamos falando sobre a Festa dos Tabernáculos, e esse ano o tema é muito gostoso. A festa esse ano fala sobre louvor: Jerusalém, um louvor em toda a terra, que está escrito em Isaías 62.

Já que estamos em festa, e já que ela fala sobre louvor, vamos aprender um pouco sobre o que a Bíblia diz sobre esse assunto que é tão lindo, ok?

Primeiro vamos entender o que é louvar. O dicionário diz que louvar é: 1. Dirigir louvores a; elogiar. 2. Exaltar; gabar. 3. Enaltecer. 4. Aplaudir, aprovar. 5. Avaliar; calcular o valor de.

Então, vamos entender que louvar ao Senhor é elogiá-lO; exaltá-lO; gabar os Seus grandes feitos; enaltecê-lO; aplaudi-lO; aprovar a Sua vontade; avaliar qual a importância dEle na nossa vida.

E como vamos expressar tudo isso? Como colocamos o louvor em prática? Expressamos o louvor de diversas maneiras: falando, cantando, aplaudindo, tocando, dançando. O que importa para Deus não é a forma como o louvamos, mas a sinceridade do nosso coração, pois podemos cantar, falar, gritar, tocar, dançar, sem sentir, verdadeiramente, amor por Ele, apenas porque estamos vendo os outros fazerem ou porque achamos legal.

A Bíblia fala muito de louvor, como, por exemplo, o Salmo 100, que convoca todos os habitantes da terra a celebrar com júbilo ao Senhor, ou Salmo 134:2, que fala em levantarmos as nossas mãos no santuário para bendizer ao Senhor, ou ainda o sacrifício de louvor que está em Hebreus 13:15, pois nem sempre estamos alegres e dispostos para louvar, não é verdade?

Mas você sabe de onde sai o perfeito louvor? A Bíblia nos ensina que sai da boca das crianças, está escrito em Salmo 8, e Jesus, um dia, lembrou isso a alguns homens, que eram muito religiosos, mas esqueceram da Palavra, e isso está escrito em Mateus 21:16.

Você sabia que, quando todo o povo se reúne, em unidade, para louvar ao Senhor, a Sua glória é derramada? Vamos ver o que está escrito em II Crônicas 5:13: “E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do Senhor”.

Nessa festa de muito louvor, vamos nos unir de todo o coração na presença do Senhor e atrair a Sua glória sobre nós, sobre a nossa casa, sobre a nossa Igreja?

Lembre-se: o Seu louvor deve estar sempre na sua boca e no seu coração. Nunca esqueça que você está vivo, saudável, alimentado, guardado e protegido por causa do amor maravilhoso do Senhor. Não deixe de agradecer a Ele, de exaltar o Seu nome e reconhecer o quanto Ele é importante na sua vida, afinal de contas, você existe por causa dEle e é a vida dEle que habita dentro de você, amém?