Como vencer Leviatã - Parte Final

20 Setembro 2009
Imprimir

Texto: “E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.” (Números 5-9)

Verdade Central: O alvo de Leviatã é imobilizar líderes. Quando você vir um líder paralisado, saiba que a regência de Leviatã está sobre ele.

Introdução: Estudamos nessas duas semanas que Leviatã utiliza a competição como arma para pegar líderes. E que, além de promover a competição, Leviatã é zombador. Esta semana conheceremos a arma que paralisa a ação de Leviatã e vence esse monstro.

Adoração – arma que vence Leviatã

É bom saber que existe uma arma que vence Leviatã: adoração. Onde há um povo adorando a Deus, Leviatã não entra. Quando a Igreja entra em adoração, afasta Leviatã e inopera a ação dele.

Quando entramos em adoração, geramos algo no reino do espírito. Adoração é um privilégio que só quem tem são os filhos de Deus. Por isso, é inadmissível que nos cultos, no momento da adoração, alguns fiquem como se nada estivesse acontecendo, como meros religiosos. Precisamos mudar de atitude. Somos crentes. Não podemos estar apáticos em meio à guerra.

Para adorar, entramos em guerra, porque Satanás quer roubar a adoração que pertence a Deus. Ou ganhamos a guerra ou perdemos. Decida ganhar, decida ser crente de verdade, ser como Moisés: intocável às picadas.

Você não é o que os seus títulos dizem que você é. Primeiro você é crente, é nascido de novo, e isso é o que realmente deve interessar e importar. Se Deus quiser tirar tudo e deixá-lo apenas crente, não deve haver problema para você. O que interessa é entrar em Sua presença e ser aceito por Ele. Tudo o mais, mesmo os títulos, vieram em consequência de você ser nova criatura.

Levante um louvor ao Senhor da guerra. Adorando, você vence Leviatã. Quando entramos em adoração, recebemos de Deus algo novo. É impossível entrar na presença de Deus e sair sem um presente. Deus é galardoador, gosta de nos presentear (Hebreus 11:6). Por isso, a arma para vencer Leviatã e sua zombaria é a adoração.

Os grandes adoradores possuem um grande rebanho. Coréia possui o maior rebanho da terra, porque o líder, David Yonggi Cho é um adorador. Os que não são adoradores até conquistam, mas perdem o rebanho. Se não há adoração, Leviatã se aproxima com facilidade. A adoração faz com que ele freie e volte. A adoração faz com que Leviatã sinta saudades do céu e como não pode voltar, tem de bater em retirada.

É preciso entender que se você é nascido de novo, tem que romper com o passado, viver um presente e avançar para um futuro, porque foi liberto. Isso se você crê que recebeu do Senhor uma libertação.

Jó 3:8 diz: “Amaldiçoem-na aqueles que amaldiçoam o dia, que estão prontos para suscitar o seu pranto.” Diz que devem ser amaldiçoados aqueles que sabem excitar Leviatã, o grande monstro.

Todos que sabem excitar Leviatã se transformam em filhos de maldição. Há pessoas que olhamos para as suas vidas e nos perguntamos o porquê de não romperem, parece que estão sempre indo e vindo, não conseguem ser libertas em algumas áreas porque abriram uma brecha de maldição, excitaram Leviatã.

É um perigo entender que há coisas marcando nossa história e não estamos percebendo. E o pior mesmo é que muitos provocam Deus e promovem zombaria de maldição sobre.

Há líderes que caem em pecado e a Igreja não se levanta para interceder, ainda que devesse exercer de misericórdia. Muitos até afirmam saber que mais cedo ou mais tarde isso ocorreria porque... Aí entra a zombaria.

Se na Igreja cada um corresse para socorrer os feridos, hoje seríamos um exército mais honrado e mais poderoso. É claro que tudo isso levando em consideração os que se permitem ser ajudados. Quando cai um valente, ele só pode ser levantado por outro valente. Os covardes não conseguem levantar nem a si mesmos, muito menos a outros.

As zombarias que fazemos, mesmo sem nos dar conta, são ações de Leviatã em nossa boca. Não zombe da sua casa, da sua família, do quanto você ganha, do carro que você possui. Quando uma pessoa que não conhece os princípios de Deus faz isso, tem um peso, mas você, como filho do Altíssimo, ser zombador da sua própria sorte tem um peso muito maior no reino do espírito. Não empreste sua boca, a sua essência para Leviatã. Não zombe nem mesmo da sua própria desgraça, caso você esteja vivendo uma situação de calamidade.

Leviatã é o último desafio da Igreja. É uma revelação para os últimos dias. Jó pergunta quem poderá vencer Leviatã. Leviatã é uma guerra conhecida. Vivíamos debaixo de ataques desconhecidos. De repente, o rebanho ia bem e, quando nos dávamos conta, o rebanho havia enfraquecido.

A primeira divisão no Planeta quem causou foi Leviatã. Quando Leviatã ofendeu a Deus, um terço do céu já estava contra Deus. Apocalipse 12:4 diz que quando ele caiu, a sua cauda trouxe um terço das estrelas. O que significa que se eram 10.000 anjos, ele trouxe 3.000. Mas a Bíblia diz que eram miríades e miríades. Não podemos imaginar quantos anjos se transformaram em demônios.

Você pode imaginar o nível de persuasão de Leviatã? Ele conseguiu persuadir anjos a não ficarem com Deus. Os anjos deixaram de servir a Deus para servir um líder miserável, competidor, zombador. Talvez agora se torne mais fácil para você entender o porquê de algumas pessoas tão preciosas na Igreja seguirem alguns indivíduos. Acontece da mesma forma como os anjos que trocaram Deus por diabo. Se pensarmos por esse lado, podemos entender por que alguns fazem trocas absurdas.

Não subestime, fique de olho. Deus não tolera rebelião. Rebelião e feitiçaria são o mesmo pecado (I Samuel 15:23). Todo rebelde é um feiticeiro. A rebelião é uma feitiçaria espiritual. Na feitiçaria espiritual, vem juízo de Deus. Não adianta orar para que não aconteça nada com o rebelde, porque no dia em que Miriam se rebelou contra Moisés, ficou leprosa (Números 12:10-14).

Arão pediu a Deus, através de Moisés, para que Miriã fosse curada, mas Deus disse que ela ficaria leprosa; era juízo. Deus tem livrado muita gente de juízo. Muitos que estavam com o dedo de Leviatã apontado para o seu rosto, mas foram livres do juízo, por causa do sangue do Cordeiro.

Somos filhos de Deus, por isso Leviatã nos quer; está escrito em Apocalipse 12. Ele saliva esperando a hora de nos tragar. O alvo de Leviatã é pegar o filho. Pode acontecer alguma coisa no arraial, com líder de célula, com os 12, seja lá com quem for, mas se tocar no filho... Filho é filho e ponto final.

Leviatã fez tudo para pegar Yeshua, mas não conseguiu. Ele faz tudo para pegar a você e a mim. Ele continua à espreita, escondido, esperando-nos. Mas agora está revelado, conhecemos seus planos, sabemos que ele fica nos lugares escabrosos. Existem laços de Leviatã que tragam as pessoas, fazendo com que elas sumam de cena, desapareçam e morram. Primeiro no sentido espiritual, depois, muitas vezes, no físico mesmo.

Há líderes que deveriam estar em outro nível, mas estão mortos e precisam ser ressuscitados. Leviatã ataca os Profetas, Pastores e líderes. Mas, agora, o ataque que era desconhecido já foi revelado. Muitos estão em lugares escabrosos, amedrontadores, difíceis, porque estão sob um ataque de Leviatã, apesar de Deus ter um ministério poderoso para suas vidas.

Deus quer mudar a sua história de vida, Ele quer enfraquecer a atuação de Leviatã para tirá-lo de cena. Os sonhos que estavam guardados e você não sabia o porquê de não romper, era porque Leviatã estava impedindo o agir de Deus na sua vida. Mas é chegado o basta de Deus. Creia que Deus mudará o relógio em seu favor de forma extraordinária.

Vença Leviatã através da adoração e da oração de guerra. Essa é a forma de vencer o inimigo. Levante a sua arma espiritual e destrua Leviatã na sua vida e ministério.